DINÂMICA EM GRUPO: Troca de um segredo


 TROCA DE UM SEGREDO
- Participantes: de 10 á 30 pessoas
Tempo Estimado: 45 minutos á 1 hora.
 Para quê aplicar?  Problemas Pessoais, que possa ser discutido com um grupo, e/ou problemas em falar de seus próprios problemas internos.
 Objetivo: Fortalecer o companheirismo   entre os membros do grupo, fazendo que tornem-se mais próximos ao sentimento alheio. 
 Material: Lápis e papel para os integrantes da dinâmica.
Método: O Psicólogo (ou psicopedagogo)  distribui um pedaço de papel e um lápis para cada integrante do grupo  que deverá escrever algum problema, angústia , dificuldade e frustrações ,o  por que está passando por esta situação e não consegue expressar oralmente .
Deve-se recomendar que os papéis não sejam identificados a não ser que o integrante assim desejar.
 Os papéis devem ser dobrados do mesmo modo  e colocados em uma caixinha no centro do grupo.
O Psicólogo (ou psicopedagogo),embaralha todos os papéis e  distribui aleatoriamente entre os integrantes.
Neste ponto, cada integrante deve analisar o problema recebido como  se fosse seu em particular  e procurar definir qual seria a sua solução para o mesmo.
 Após certo intervalo de tempo, definido pelo Psicólogo (ou psicopedagogo) , cada integrante  do grupo deve explicar para todos  em primeira pessoa o problema recebido, lendo-o em voz alta como se fosse o problema dele próprio  e colocando uma possível  solução (ex:Com este meu problema, ao refletir eu penso que eu posso fazer isso para mudar essa situação).
 Esta etapa deve ser realizada com bastante seriedade não sendo admitidos quaisquer comentários ou perguntas sobre o tema levantado pela pessoa.
 Em seguida é aberto o debate com relação aos problemas colocados e as soluções apresentadas.Todos do grupo podem comentar sobre os problemas e as soluções que deram .
Esta dinâmica faz com que TODOS que estão na sala ouçam o problema de todos, mesmo que anonimamente, e assim sendo despertam soluções . É um grupo inteiro trabalhando para a solução de um problema em questão, é o grupo inteiro prestando atenção em um problema e ajudando resolve-lo.A pessoa sente-se mais confortável com esse trabalho, e também consegue compartilhar mesmo que de forma grupal, opinando também em seu problema mesmo que em anonimato, e descobrindo o que o grupo sente, e talvez o que o grupo passa de problemas semelhantes e até maiores.
Possíveis questionamentos:- Como você se sentiu ao descrever o problema?- Como se sentiu ao explicar o problema de um outro?- Como se sentiu quando o seu problema foi relatado por outro?- No seu entender, o outro compreendeu seu problema?- Conseguiu pôr-se na sua situação?- Você sentiu que compreendeu o problema da outra pessoa?- Como você se sentiu em relação aos outros membros do grupo?- Mudaram seus sentimentos em relação aos outros, como consequência da dinâmica?   

Comentários