Como interpretar o HTP ou HTPF

Uma das maneiras mais eficazes de análise projetiva é o teste HTP, usado em clínicas de Psicologia onde avalia-se a simbologia usada pelo processo de projeção do indivíduo no desenho estabelecido.

A interpretação do teste requer muito cuidado e precisão do Psicólogo, pois é muito minucioso e detalhadamente rigoroso a análise total do teste, podendo levar dias ou semanas para a interpretação.

Alguns sites expõe a análise clínica com rótulos de desenhos, como por exemplo, os tipos de ego, porém temos que levar em conta a história de vida do paciente, a vivência real que ele já teve, fantasias e processos inconscientes que também se encontram na simbologia de análise .

Interpretar um HTP não é simplesmente seguir o que está exposto no site, ou em algum livro de base. Interpretar o HTP é ouvir o grito dos desenhos, é sentir a alma da criança, do jovem e do adulto. Interpretar o HTP não é simplesmente seguir regras básicas de traços, é saber o que os traços representam para aquele indivíduo, os traços representam cada suspiro, cada lágrima, e cada processo que só aquele individuo passou. Uma análise bem sucedida vai além dos livros, ela toca na alma.

Leia sobre HTP disponível em:

Imagem HTP disponível em: <https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRg01R9dbTmtOE4TV1OqIQ5vvJj09OSqEe_nNxT0VPF8fcCl89ptg>

Comentários