Fantoches para contos - Narrando uma nova Crônica


Você já ouviu uma historia bem contada? E quando a é narrada com fantoches? A história fica muito mais viva!Completamente Dinâmica e engraçada, as vezes aspectos inconscientes afloram nessas crônicas o que merece uma atenção um pouco maior. Os fantoches podem ser criados de qualquer forma, eu gosto muito desses de papéis e dobraduras que trabalham a psicomotricidade da criança, faz com que ela tenha cuidado em colar e dobrar, o que leva boas risadas .
 Deixe a criança elaborar seu fantoche dê somente o molde para pintar, dobrar e colar deixa que faça o que ela quiser no fantoche,  estimule a criatividade dela, você também pode fazer para motiva-la, coloque tintas coloridas, lápis de cor, giz de cera, canetinhas, pincéis Glitter e etc..  .
 Ao terminar o fantoche,  peça para que a criança conte o nome do fantoche e aonde ele vive?, o que ele faz?,quem é sua família?  ele gosta da família que ele vive? Comece fazer com que a criança teça uma teia narrativa que ela própria desenvolveu .
Você irá perceber a semelhança com a vivência da criança, e histórias fantasiosas da cabeça criativa, este método pode ser trabalhado tanto aspectos de observação clinica para história , enredo e observação analítica,  quanto trabalho de criatividade dinâmica em Escolas.
Estes fantoches foram elaborados por mim para a exposição de Arte Gestalt da FASU em Garça ano de 2011.Porém eu já apliquei em diversas vezes para escolas de crianças com  05 á 12 anos de idade. 

Alguns dos Fantoches: 


 Fantoches disponivel em: 

Comentários