Filme: ONDE VIVEM OS MONSTROS - Uma análise




ONDE  VIVEM OS MONSTROS.

    Ao assistir esse filme de imediato já nos traz algumas coisas que necessitam ser estudadas com um olhar Psicanalítico .
     As primeiras cenas do filme o garoto Max é notavelmente excluído do sistema familiar,  a ausência da família, de sua irmã mais velha com os amigos, faz com que Max se afaste ainda mais do mundo , também é demonstrada a falta de postura materna e a ausência paterna  , trazendo o pequeno Max para um mundo ainda mais introvertido e fantasioso para suprir seus problemas sociais. 
       A selvageria (id) é relatada quando Max se veste com uma roupa de Lobo e em um ataque de fúria,  grita com sua mãe, e a morde.(fase oral)
       Com isso Max foge de sua casa , correndo entre a cidade para fugir de seus problemas, onde encontra um barco (acesso ao inconsciente ) que o leva á uma pequena ilha onde encontra Monstros brigando por suas casas desconcertadas. (neste ponto Max vê seus próprios monstros internos brigando pela mesma estrutura, uma família sem estrutura no lar.)
     Ao entrar em contato com os monstros , eles os ameaçam de come-lo (colocar para dentro- oral) onde o menino mente que era um Rei e começa então governa-los com uma carga egoica exacerbada.
   No decorrer do filme Carol (ego de max) começa a mostrar ciumes pela sua própria irmã, assim como o Max do começo do filme,  demonstra Max colocando as maiores qualidades de seus monstros, fazendo-os trabalharem juntos como fragmentos de seu próprio Eu, e consequentemente de suas próprias emoções.
   O egoista, o carente, o coração, a baixo-auto-estima, o brigão, o desatento e o introvertido. =Todos os personagens são fragmentos de seu Ego, Id e Super-ego.
   Mesmo com tantos problemas, Max consegue fazer um Forte onde ninguém pode entrar (Couraça) , porém 2 corujinhas a pedido da irmã acabam entrando (assim como em sua casa, os amigos da irmã adentram a casa e Max fica com ciumes) nesta parte do filme é Carol (seu ego) que fica com ciumes , onde acabam brigando. E em uma das brigas Carol acaba arrancando o braço de seu amigo (mordendo o braço  da mãe) onde todos que ali estavam acabam ficando tristes com Carol, assim como seus familiares ficaram com Max quando ele ficou descontrolado.
 Max e Carol Correm pela floresta , e Carol em um ataque de fúria querendo matar  Max.A irmã KW então para protege-lo coloca-o dentro de sua boca, engolindo-o (onde mostra que ele está colocando sua irmã dentro de seus conceitos, internalizando-a) onde então eles iniciam um dialogo onde Max consegue compreender a ira de Carol e o porque ele estava tão magoado com Max por ter mentido.  
  Carol acaba indo em bora para longe e quebrando todas as coisas que eles construíram , Max ao compreender que Carol já sabia que ele sempre mentira e de que a verdade que ele nunca foi Rei é revelada , ele decide ir em bora para sua casa novamente com o barquinho (processo para passagem do inconsciente para o consciente novamente.) Então Max se despede de todos os monstros (Seus monstros internos) podendo compreende-los , trabalha-los e então Carol aparece chorando e gritando em simbologia de um Adeus. (onde Max se desprende de seus monstros internos )
     Este filme traz uma alta mensagem Simbólica em seu enredo, traz uma carga dramática e a Psicologia atua do começo ao fim deixando a mensagem que o mundo não é como sempre queríamos  que ele  fosse, nem é como gostaríamos, e mesmo que em nossas fantasias acontecem coisas da qual  não conseguimos controlar,porém temos que compreender nossos monstros, e trabalharmos juntos com eles para que juntos podermos vencer nossos medos e frustrações em busca de uma vida equilibrada e saudável no possível .  

Artigo Elaborado  por Cheiza C.P

ainda não leu o livro  Onde vivem os monstros

ANEXO
REFERÊNCIA DA FICHA TÉCNICA DO FILME:


Título original
Where The Wild Things Are
Curiosidades
2 curiosidades
Distribuidor
WARNER BROS.
Bilheterias Brasil
17.908 ingressos
Ano de produção
2009
Orçamento
US$ 100 milhões
Data de lançamento em VOD
-
Relançamento
-
Lançamento do DVD
-
Língua
Inglês
Lançamento do Blu-ray
-
Formato de produção
35 mm
Cor
Colorido
Formato de áudio
Dolby Digital
Tipo de filme
longa-metragem
Formato de projeção
2.35 : 1 Cinemascope