Em área Escolar , principalmente com crianças de 04 á 10 anos pode-se aplicar este jogo.
A ideia central é que o próprio Psicólogo ou Psicopedagogo elabore o jogo , cortando e desenhando junto á criança.
1 PASSO:
- Você deve ter EVA's coloridos , um para fazer um painel, outro para cortar em pequenos pedacinhos
- Tesoura de Picotar (para cortar os pedacinhos)
- Canetinha para desenhar (opcional)
- Cola quente
-Prendedor
- Letras cortadas em EVA (também pode ser feito pelo profissional se desejar, ou escrito)
-Olhos de plástico decorativos (opcional)
- Papel impresso com sentimentos (se preferir pode escrever com a canetinha)
2 PASSO:
-Você vai utilizar uma folha do EVA e escrever (ou colar com cola quente ) COMO SE SENTE?
-Em sequencia coloque problemas do cotidiano da criança EX: ESCOLA, FAMÍLIA, CASA, AMIGOS, PAPAI, MAMÃE, IRMÃOZINHO e etc...
- Decore junto com a criança, faça com que ela goste daquilo que vocês estão construindo juntos.
-Corte pequenas pedacinhos de EVA e cole com cola quente sentimentos como:
MEDO, FELIZ, ESTRANHO, VERGONHA, RAIVA, CULPA, ALEGRIA, PAZ e etc...
-Faça com que a criança todos os dias pegue os sentimentos relativos ao problema existencial e coloque no prendedor, deixe pregado até o próximo encontro e vá notando as mudanças.
Este jogo tem o objetivo de aproximação tanto com Psicólogos quanto com Pedagogos e Psicopedagogos.
Já usei muitas vezes esse jogo para aproximação terapêutica, mas gosto muito de usa-los em Escolas , ensinando-os para os professores para um método de trabalho diário com a turma.
Este jogo simbólico pode dar um desfecho de uma conversa sobre os sentimentos da criança, para um trabalho clinico, ou escolar, levantando-se hipóteses relativas as vivencias do aluno e trabalhando-se com elas de modo simples, porém muito dinâmico.
Este jogo pode ser aplicado individualmente, ou em grupo, mas a dinâmica desse jogo em grupo fica para um próximo post. até mais.
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Disponivel em PDF
http://jogoscooperativos.files.wordpress.com/2012/06/jogos-psicologia-e-educacao.pdf
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