Psicanálise? O que é isso?


    Varias vezes alunos de Psicologia ingressantes já me perguntaram o que é Psicanálise com tamanhas duvidas  que pareciam que falavam de um monstro de 8 cabeças .
Mas a simplicidade da resposta é conquistadora:

 _A Psicanálise é uma vertente da Psicologia que tem como principal técnica a cura pela fala!
    A psicanálise surgiu na década de 1890, pelo nosso querido  Sigmund Freud, através de conversas com pacientes,Freud estabeleceu o primeiro vinculo com o paciente em meio de escuta e interpretação da fala, que até hoje é a ferramente mais usada na Psicologia Moderna.Freud descobriu a Cura Pela Fala, depois de inúmeras tentativas de Hipnoterapia em Pacientes Histéricos , Ao observar a melhoria de pacientes de Charcot (Seu mentor), elaborou a hipótese  de que a causa da doença era completamente Psicológica, deixando de ser orgânica  Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos, como o processo do inconsciente. 
   
 Freud acreditava que o Desejo libidinal ou sexual  era a energia motivacional primária da vida humana, assim como suas técnicas terapêuticas. Ele abandonou o uso de hipnose em pacientes com histeria, em favor da interpretação do conceito de interpretações do sonho e da Associação Livre , como vias de interpretação para técnicas de acesso ao inconsciente 

 O método básico da Psicanálise são  sonhos, esperanças, desejos, fantasias, como também as experiências vividas nos primeiros anos de vida em família estudadas com alta complexidade . 

O analista (ou Psicanalista)  Tem como propósito descobrir as necessidades, complexos, traumas e tudo aquilo que perturba o equilíbrio emocional do indivíduo e que se encontra recalcada (afastada e presa) no inconsciente, visando a reeducação afetiva da pessoa, por meio da conscientização dos motivos que a levam a ter determinados comportamentos ou sintomas. 

A análise consiste essencialmente na interpretações simbólicas que o inconsciente traz porém nem todas as vezes esses Recalques são sintomas negativos.

Também é estudado na Psicanálise a forma saudável que se consiste no termo Sublimação, atualizado por J. Lacan em seus estudos do individuo saudável.

Concluindo não há como falar de Psicanálise sem tocar no nome do grande pai da Psicanálise Sigmund Freud, que nos deixou 24 obras completas de estudos Psicanalíticos que são temas amplamente atuais e discutidos até hoje em nosso mundo moderno.