A santinha e o Alzheimer - uma história real

HISTÓRIA REAL.

 Minha avó sempre fora uma mulher doce e gentil, quando se olhava nos olhos dela sempre conseguia-se enxergar a bondade que exalava do coração.
 Durante o ano de 1999 minha avó começou a se esquecer de coisas simples, onde foi levada ao medico e foi constatada a dor de todos nós da família, ela estava com o inicio da doença de Alzheimer e não tínhamos noção do quanto seria difícil e doloroso este processo.
 No ano de 1999 ela ainda ficava muito bem, conforme os anos foram passando a doença foi se agravando e descobri o porque chamavam de doença degenerativa do cérebro.
 Nada doía tanto quanto ver aquela pessoa doce e religiosa, se esquecendo de tudo, e conforme o tempo foi passando se esqueceu de todos ao seu redor.
 Quando eu era pequena era comum irmos a missa, ela adorava Nossa Senhora Aparecida, a achava linda, e contava as história dela pra mim com muito amor e carinho pela santinha. Íamos sempre nos domingos de manhã, era nosso passeio mais importante da semana pois iriamos encontrar com Deus.
 Conforme a doença foi se agravando todos da família acabaram se afastando por ela não os reconhecer mais, e quando ela não reconhecia ela acabava ficando agitada, gritava como uma criança com medo, conforme o tempo foi se passando nem falar ela falava mais, nem se agitava nem esboçava nenhuma reação.
 Com toda certeza do mundo isso nos entristecia de mais, pois não víamos saída para que ela melhorasse, porém no natal eu resolvi encomendar uma santinha, igual aquelas que eu via quando eu era pequena, isso talvez fizesse minha avó melhorar, se lembrar de algo, ou simplesmente aquecer meu coração.
 Quando cheguei com o presente pra ela, ela sorriu abraçou a santinha e me perguntou porque? Fazia tantos anos que não ouvia o som das palavras de minha vó, que cai em lágrimas, expliquei para ela que a santinha nos fazia feliz, e que era para ela se lembrar de quanto a amava.
 Ela riu! Não consigo explicar a sensação de felicidade por ela, lembrando que levava outros presente de aniversário natal e dia das mães como flores, retratos, música, cantávamos parabéns pra ela, mas nada foi tao profundo quanto a santinha de minha avó.
 Eu sei que tentamos de tudo durante muito tempo, mas acredito que esta santinha é um processo simbólico que a remeteu a lembranças positivas entre nós, relação de afeto e a ligação que temos, quando se trata de alguém com Alzheimer, tudo fica delicado, muito difícil e quase nada tem resultados, os remédios conseguem fazer com que o processo se iniba durante um período e não há cura por enquanto mas existe um alívio encontrado na fé e o amor!
 O amor ajuda todas as coisas, todos os seres, e sabemos que ela está ligada com esses sentimentos fraternos.
 Meu avô e o médico disseram que ela melhorou significativamente depois do presente de natal. Eu estou muito contente simplesmente de ouvir o som da voz dela, e considero que as pessoas que tem entes queridos em suas famílias, não desacreditem da melhora, o quadro pode estagnar, porém nosso amor e carinho sempre viverá nas lembranças deles, façam com que essas lembranças revivam em seus corações.
 Coloquem músicas que eles gostavam, fotos, pessoas, isso ajuda a ter momentos felizes!




Comentários