Teorias e Técnicas Psicoterápicas Fenomenológicas Existenciais e Humanísticas - Uma definição.



          Com toda certeza esse nome já traz arrepios na espinha de muitos alunos de Psicologia, porém eu tive uma professora no meu curso de faculdade Dra ,  que me ajudou a intender com muita facilidade o conceito desse título em poucas palavras que agora vou passar ainda mais resumido para vocês!

 TEORIAS: Teoria é um termo que provém do grego "theoria"  que  significa observar ou examinar. Com a evolução a palavra  passou a designar o conjunto de ideias base de um determinado tema, que procura transmitir uma noção geral de alguns aspectos da realidade.  Popularmente, a palavra teoria é utilizada para dar origem á um conjunto de ideias abstratas para explicar algum acontecimento fatores relevantes para serem estudados. 

TÉCNICAS: A palavra técnica vem do grego "téchne" , que se traduz por “arte” ou “ciência”. O que se resume historicamente dês dos primórdios que utilizavam esse termo  em que a técnica é um procedimento que tem como objetivo a obtenção de um determinado resultado, é um conjunto de regras, normas ou protocolos que se utiliza como meio para chegar a uma certa meta já estipulada .



PSICOTERÁPICAS : A Psicoterapia tem a finalidade de tratar problemas psicológicos tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento e problemas de saúde mental. É processo dialético efetuado entre um profissional psicólogo ou médico  e paciente. 
  Por ser da área da saúde mental, a psicoterapia é a principal linha de tratamento para qualquer assunto referente à psiquê humana . Para isso, faz uso de métodos, técnicas e intervenções psicológicas cujo objetivos centrais são a melhor qualidade de vida do individuo e o alivio da dor emocional. 

FENOMENOLÓGICAS : O  aspecto do fenômeno ,é o que todos  nós conseguimos observar , na terapia é o fenômeno que eu observo no meu paciente , porém nesse item podemos discorrer sobre Trans fenomenalidade que é tudo aquilo que vai muito além do que podemos observar. Sob este conceito então cabe-nos saber "o Fenômeno do ser"  e "o ser do fenômeno"  que nada mais é do que o que pode ser observado (fenômeno do ser)  e o que eu estou fazendo no momento (ser do fenômeno(o Ser do fenômeno é muito mais e além do que o fenômeno do ser )) . 


EXISTENCIAIS: o que é a existência se não o nascimento  até a morte? A existência é inteiramente finita , porém sobram vestígios dela quando nós morremos , coisas que fizemos em um passado que marcou a existência de outrem de alguma forma . Diante disto pode – se concluir que cada ser é individual e precisa se encontrar para a essência de sua existência.

HUMANÍSTICAS:  o Ser Humano é um ser de liberdade, de consciência, situado , incluso e inacabado. A teoria Humanística busca, assim, uma humanização da psique, considerando o homem como um processo em construção, detentor de liberdade e poder de escolha.
alguns conceitos básicos da teoria Humanística: 

a) O ser humano é mais do que a soma de suas partes tomadas individualmente;
b) o ser humano vive em relações interpessoais;
c) o ser humano é um ser consciente e pode desenvolver sua percepção;
d) o ser humano  pode decidir-se;
e) o ser humano  comporta-se de maneira intencional.



vale lembrar que este é um pequeno resumo para que vocês possam compreender a base da disciplina, em novos posts eu aprofundarei nos assuntos com mais calma e detalhamento. 



Comentários

  1. Muito Fácil Valew !!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito. Me ajudou a entender a definição pq na sala de aula n entendi nada! Valew!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Cheiza!!! Foi uma forte aluna a agora uma grande profissional!
    Saudades!! bjss
    Profª Edilene

    ResponderExcluir

Postar um comentário