Metodologia Cientifica - Como fazer um projeto de Pesquisa?





Eu sei que sem duvida nenhuma elaborar o primeiro projeto cientifico parece um bicho de sete cabeças para muitos alunos não só de Psicologia mas em todas as áreas.
Bunge (1980 apud Silva, 1996) delimita a fronteira entre ciência e tecnologia colocando a tecnologia como ciência eminentemente aplicada, ou seja, para um usufruto. Seja para aplicar conhecimentos em pesquisas básicas, buscar conhecimentos mais específicos.
Para a ciência aplicada , a ciência pura ou básica é um meio e não um fim . Define ainda ciência aplicada como “o conjunto das aplicações da ciência básica” (Bunge, 1980, p.28) .
A elaboração de qualquer projeto depende de fatores que influenciam muito : 

a) A capacidade de construir abstratamente uma situação futura; 

b) A capacidade de conceber um plano de ação a ser executado em um tempo determinado que vai permitir a realização.

Projeto de pesquisa

O projeto é uma das etapas componentes do processo de elaboração, execução e presentação da pesquisa .
Esta necessita ser planejada com cuidado , dedicação e orientação de m docente , caso contrário o pesquisador , em determinada altura, encontrar-se-á perdido sem saber o que fazer, sem saber que estatística correr, sem saber o que escrever e que decisão tomar com esse monte de papéis em cima da mesa. Em uma pesquisa, nada se faz por acaso. Desde a escolha do tema, determinação da metodologia que o alno irá trabalhar , coleta dos dados, análise, estatística e hipóteses para interpretação e elaboração do relatório final (TCC), tudo é previsto dês de o primeiro ano de faculdade no projeto de pesquisa em andamento.




exemplo de Projeto


ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO:  
1- ELEMENTOS
PRÉ-TEXTUAIS
Os elementos pré-textuais são aqueles que antecedem o texto com informações que
contribuem para a identificação  do trabalho.

    CAPA
    FOLHA DE ROSTO
    FOLHA DE APROVAÇÃO
    DEDICATÓRIA
    AGRADECIMENTOS
    RESUMO
    SUMÁRIO
    LISTA DE ILUSTRAÇÕES
    LISTA DE TABELAS





 CAPA

A capa, elemento obrigatório que identifica o trabalho, deve conter as informações na ordem estabelecida pela ABNT sendo:
- Nome da Universidade: localizado na margem superior, centralizado, letras maiúsculas, fonte 16 e em negrito.
-Nome do curso: logo abaixo do nome da faculdade , em letras maiúsculas, centralizado, fonte 16 e em negrito.
-Título do trabalho: em letras maiúsculas, centralizado, fonte 16 negrito.Nome(s) do(s) autor(es): nome e sobrenome do(s) autor(es), em ordem alfabética, em letras maiúsculas, centralizado, (considerando o alinhamento horizontal), fonte 14 e em negrito.
-Local e ano: nas duas últimas linhas da folha, em letras maiúsculas,centralizado, fonte 12 e em negrito.
*Tais elementos devem ser distribuídos de maneira que  a folha fique visivelmente bonita e não tudo em m monte só.


Exemplo de capa. 

2- FOLHA DE ROSTO
  A Folha de Rosto, elemento obrigatório, é a repetição da capa com a descrição da natureza e objetivo do trabalho, portanto, contém detalhes da identificação do trabalho na mesma ordem. Natureza e objetivo do trabalho: trata-se de uma nota explicativa de referência ao texto. Deve ser impresso em espaço simples, fonte 10 e com o texto alinhado a partir da margem direita.

 FOLHA DE APROVAÇÃO (TCC) 
Esta folha deve ser impressa, a partir da metade da página. Grafado em letras maiúsculas, fonte 12, em negrito, BANCA EXAMINADORA. 


DEDICATÓRIA

Esta é a folha em que o(s) autor(es) dedica(m) o trabalho e/ou faz(em) uma citação ou ainda, presta(m) uma homenagem á alguns amigos . É um elemento opcional,  o texto  em itálico, fonte 10, na parte inferior da folha, à direita e a folha é encabeçada pela palavra "Dedicatória", centralizado, em letras maiúsculas, fonte 14, em negrito.

 AGRADECIMENTOS
  Esta folha é opcional. Esta pagina serve para agradecer á aqueles que torceram pelo se trabalho, que ajudaram de alguma forma.
Esta folha é encabeçada pelo titulo  AGRADECIMENTO, em letras maiúsculas, centralizada, fonte tamanho 14, em negrito. O texto é composto utilizando-se a fonte tamanho 12.

SUMÁRIO

O título SUMÁRIO deve estar em letras maiúsculas, fonte 14, centralizado e em negrito. Após três espaços, serão grafados os capítulos, títulos, itens e/ou subitens, conforme aparecem no corpo do texto.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES
É um elemento opcional que se destina a identificar os elementos de ordem gráficas, título: LISTA DE ILUSTRAÇÕES no centro da página, em letras maiúsculas, fonte 14, negrito.


 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE PESQUISA   

Definindo o tema e título (o quê Eu quero escrever?)
Lembre-se que para escrever m projeto você deve:
a) Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal. 
b) Tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa. 
c) O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido. 
d) A significação do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais. 
e) Material de consulta e dados necessários ao pesquisador 

Objetivos (Para quê?) 


Os objetivos devem ser sempre expressos em verbos de ação.
Geral 

Está ligado a uma visão global do tema. Relaciona-se com o conteúdo total, fenômenos e eventos. Vincula-se diretamente ao próprio significado do projeto e da proposta pelo projeto. Deve iniciar com um verbo de ação. 

Específicos

Apresentam caráter mais concreto. Têm função intermediária e instrumental, permitindo de um lado atingir o objetivo geral e de outro, aplicar este a situações particulares partes do projeto, chamando a atenção do leitor para alguns detalhes que vão ser estudados a partir da metodologia da pesquisa

Justificativa (Por Quê?) 
É o único item do projeto que apresenta respostas ao por quê? A justificativa consiste em uma forma sucinta, porém completa, das razões do abranger da   teoria e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização do projeto de pesquisa .  A justificativa não é revisão da bibliografia e, por isso , não apresenta citações .

Formulação do problema
O problema é a mola propulsora de todo o seu projeto  de pesquisa. Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para que você possa responder  através de uma hipótese,que será confirmada ou negada através de todo se trabalho desenvolvido e analisado.
 O Problema é criado pelo próprio autor do projeto de pesquisa  e relacionado ao tema escolhido .
O autor, no caso o aluno da faculdade que está elaborando o projeto de pesquisa ,criará um questionamento para se tema, e para estudar e levantar hipóteses sobre ele.  Não há regras para se criar um Problema de pesquisa , mas lembre-se que ele é o carro chefe de todo se trabalho . 

 Cronograma 
        O Cronograma é a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades que você vai fazendo durante o semestre .
        Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres eles são determinados pelo autor e revistos pelo orientador. 

exemplo de Cronograma. 



Anexos

        Este item também só é incluído em caso opcional  caso haja necessidade detenha que colocar  no  Projeto algum documento que venha dar algum tipo de esclarecimento ao texto. 

 Referências
       As referências dos documentos consultados para a elaboração do Projeto é um item obrigatório. 


Exemplo de citação de referencia bibliográfica :

BUNGE, Mário. Ciência e desenvolvimento. São Paulo: Itatiaia, 1980 - p. 136 (Coleção o  homem e a ciência, v. 11).
        
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS QUE UTILIZAMOS PARA DESENVOLVER ESTE ARTIGO:
BUNGE, Mário. Ciência e desenvolvimento. São Paulo: Itatiaia, 1980 - p. 136 (Coleção o  homem e a ciência, v. 11).
MARCANTONIO, A.T., SANTOS, M. M., LEHFELD, N. A. Elaboração e divulgação  do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1993.
leia mais em:
acesso em:
http://www.ufop.br/demet/metodologia.pdf
veja o vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=od72hXxDmoA

Comentários

  1. nossa! Q ÓTIMOOO MMMTOOO OBRIGADA! vc coloca de maneira simples e clara!!! valew!!!

    ResponderExcluir
  2. graças a Deus algo q eu consegui entender!

    ResponderExcluir
  3. mtooo obrigada!!!vc sempre atende tdo oq nós pedimos rapidamente!!! valewww mesmo!!!

    ResponderExcluir
  4. mtoo obrigado! show o blog to pegando mta coisa! parabéns

    ResponderExcluir
  5. Muito bom,gostaria também de alguns temas que sejam bem impactantes e rendesse boas notas,pois estou no primeiro período de psicologia e tenho que fazer um trabalho assim,e não consigo pensar em um tema.

    ResponderExcluir

Postar um comentário