Técnicas de seleção de RH



Nos anos que trabalhei em empresas posso afirmar que ao falar de RH dentro de uma empresa necessita-se de um esclarecimento minucioso, tanto para empresa de como aplicaremos as técnicas, quanto para o candidato que se submeterá a seleção.

As técnicas de seleção permitem um rastreamento das características pessoais dos candidatos através do estudo rápido de seu comportamento. Uma técnica eficaz de seleção deve ter algumas características, como rapidez e confiabilidade, também precisa ser capaz de predizer o comportamento do candidato no cargo e se será capaz de executar tarefas que propõe a vaga. Na pratica se escolhe mais de uma técnica de seleção para cada processo de seleção sendo na maioria das vezes:

- Entrevistas;
- Provas de conhecimento ou de capacidade;
- Testes psicométricos;
- Testes de personalidade;
- Avaliação Psicológica;
- Dinâmica em grupo;
- Técnicas de simulação.

Estes testes dependem do tipo de seleção e tipos de cargos a serem ocupados pelos candidatos. Se for a nível operacional de muitas vagas, pode-se fazer uma entrevista coletiva para peneirar os que tem o perfil que a empresa necessita e os que não se enquadram. Já por exemplo em uma vaga para gerência de uma grande empresa necessita-se de uma bateria de testes onde enquadram-se testes de personalidade, entrevistas, avaliação psicológica entre outras, dependendo do nível do cargo a seleção pode demorar vários dias, se não semanas. Além disso, o Psicólogo não baseará somente na seleção para a escolha, mas em itens do currículo que podem provocar a efetivação do cargo por pontuação. Como análise de dados pessoais, escolares, experiências em cargos e salários.

Podemos concluir que o Psicólogo que responsabiliza-se em fazer uma seleção de pessoas necessita ser amplamente profissional, com uma base teórica e prática com amplitude pois irá direcionar itens fundamentais a uma empresa, o objetivo do processo de seleção de pessoal é escolher o candidato com melhores conhecimentos e habilidades para desempenhar determinado cargo, deste modo o contratante pode olhar para o novo contratado como uma peça valiosa no processo de crescimento da empresa. Nos próximos textos discutiremos a introdução a gestão por competência e como o Psicólogo trabalha neste meio.

Comentários