Terapia com animais, o que pode acontecer ?


Garanto que essa é uma dúvida que as vezes intriga os pais em terapias com animais para crianças e até adolescentes.
A algum tempo venho percebendo que muitos psicólogos vêm aderindo ao aspecto de correlacionar o processo terapêutico com o trabalho de animais como coelhos, cachorros, gatos, cavalos e até mesmo tartarugas.
Alguns pais já me perguntaram: "Mas o que pode acontecer com a minha criança”? Sei que muitos pais veem risco em colocar a criança perto de animais como cavalo por exemplo, porém a Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como ganhos a nível físico e psíquico para quem utiliza dessa terapia.

            Esta atividade exige a participação do corpo inteiro da criança, contribuindo para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e equilíbrio.
A interação com o cavalo e criança, incluindo os primeiros contatos um com o outro, os cuidados preliminares de conhecimento, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização. A criança acaba vendo o cavalo como um aliado do seu próprio corpo, um ser confiável que pode trazer-lhe novas sensações de confiança e autoestima que vão sendo trabalhada com o tempo.
Gatos, cachorros, coelhos, tartarugas e outros animais também proporcionam esta melhora significativa com a imagem da criança, além de trabalhar partes psicomotoras e estabelecer um elo sadio de afeto, criança e animal.

Quando o terapeuta trabalha com animais pode proporcionar trabalhar com a responsabilidade da criança para com o animal, ensinando cuidados básicos de higiene e alimentação que são completamente eficientes em terapias, para o amadurecimento também de adolescentes.

Voltando a pergunta dos pais: “Mas o que pode acontecer com a minha criança”? Eu respondo com toda sinceridade e profissionalismo, o que pode acontecer meu caro, é que a terapia pode surtir um efeito tão positivo que você também vai querer um animalzinho em casa para trazer ainda mais felicidade para sua família!


Comentários