Dia Mundial de Conscientização do Autismo 02 de Abril

   Para trabalharmos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Blog Café com Psicologia escolheu um vídeo bem curto porém muito simples para que possamos compreender como é o autismo, e como uma criança autista se sente em seu dia a dia.



Ao iniciar o vídeo, clique na opção “Legendas/CC” na parte inferior à direita para ativar as legendas em Português.




   O que é Autismo? Para entendermos vamos partir do último Manual de Saúde Mental – "DSM-5", que é um guia de classificação diagnóstica para todos os distúrbios do autismo, incluindo outras características que fundiram-se em um único diagnóstico chamado Transtornos do Espectro Autista – TEA.


Os sintomas do Autismo classificados são:



- Isolamento do mundo exterior e recusa do contato com os outros (tanto no nível da voz quanto no do olhar);
- Alterações da linguagem que podem ir desde uma ausência total da fala até uma verbagem ininteligível. Em algumas ocasiões, repetição de fragmentos de frases retiradas de filmes ou que foram escutadas de alguém, estabelecendo verdadeiros solilóquios;
- É uma fala que não se dirige a ninguém, que não é usada nem para comunicar nem para estabelecer um diálogo mínimo;
- Ausência de interação com os outros;
- Ausência de jogo simbólico;
- Estereotipias;
- Rituais;
- Temor das mudanças e insistência em manter uma imobilidade naquilo que o rodeia.

   Você conhece alguém que possa ter Autismo? Procure um profissional da saúde como Psiquiatra e Psicólogo, ambos labutarão no diagnóstico clínico e assim trabalhar num progresso significativo para o indivíduo.


   Mais informações ou dúvidas entre em contato via Facebook, ou deixe seu comentário a baixo que responderemos assim que for possível.




Comentários