O poder do elogio



   Depois de muito refletir fiquei pensando quem é que não gosta de ser elogiada depois da conclusão de algo bem feito com muito trabalho ou até  mesmo pelas coisas simples  do dia a dia?


   Por vivermos numa sociedade com grandes tendências e potências críticas para os erros com trabalho, produção, escola e entre outros, perdemos muitas vezes o contato com nosso senso essencial para a valorização das conquistas diárias consideradas como elogios.

   O elogio é fundamental para a formação de qualquer ser humano, um dos principais ingredientes para a construção da autoestima e da segurança, onde vemos que quando somos crianças e fazemos algo que nossos pais gostam ou sorriem repetimos inúmeras vezes para novamente sentir a aprovação das autoridades, neste caso a figura dos pais.

   Durante a infância, é necessário que os pais estejam atentos para elogiar os filhos pois, assim, eles desenvolvem o potencial da autoestima para o ser individual que é a criança. Com o tempo os elogios diminuem porém a auto imagem firmada na autoestima infantil não se abala conforme os anos forem passando.

   Quando uma pessoa trata mau um outro alguém a autoestima diminui e isso pode afetar 
a forma que esta pessoa se vê diante as outras, como por exemplo uma criança que é acusada de ser "burra" ela internaliza, e acredita realmente ser, quebrando totalmente sua autoestima perante si e a sociedade.

   Quando as críticas se fazem necessárias, o indivíduo necessita  ponderar sua atitude e forma de se pronunciar, pois além de apontar o negativo pode plantar ainda mais negativo na pessoa que já está fragilizada. Para falar sem agredir sugira junto a crítica  alguma solução construtiva para mudarem juntos, onde um ajuda o outro no desenvolvimento integral. 

   Com respeito, o elogio torna-se mais fácil e construtivo, fale somente o que de fato é necessário, não exagere e trate bem as pessoas sem moderação!

   O elogio é como flores delicadas em um jardim, caso você não regue ela murcha e morre, caso você regue tudo florescerá e ficará ainda mais lindo do que quando se iniciou.

Comentários